Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Combate ao COVID-19

Protocolo de Biossegurança

Responsabilidade Social, Saúde, Serviços, Servidor 24 de outubro de 2020. Visualizações: 132. Última modificação: 24/10/2020 17:37:04

Este documento apresenta orientações para o funcionamento e desenvolvimento de atividades presenciais na UFERSA a serem implantadas de forma gradativa e com segurança, além de ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos de contágio nas atividades administrativas e acadêmicas da Universidade.

Para isso a Comissão Especial de Emergência da COVID-19 foi constituída mediante a Portaria/GAB nº 502/2020, de 15 de setembro de 2020, com a finalidade de planejar ações, definir atores e determinar a adoção de medidas para mitigar os riscos de contágio da COVID-19, bem como acompanhar a execução das medidas propostas. Sendo definidos os próprios protocolos, que considerem o regramento do estado e município, com análise dos dados epidemiológicos da doença e orientações das autoridades sanitárias competentes. As sugestões propostas serão encaminhadas à todos os setores da instituição (Pró-reitorias, Superintendências, Comissões, Direções e outros) a fim de que o mesmos possam aplicar os protocolos de forma adequada.

O Ministério da Saúde publicou no dia 19 de junho de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 1.565, que estabelece orientações gerais à prevenção, o controle e à mitigação da transmissão da COVID-19. Dando apoio às estratégias para retomada segura das atividades e do convívio social, respeitando as especificidades e características de cada setor ou atividade. As medidas deste plano serão válidas para o campus central em Mossoró e os campi Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, levando em conta toda e qualquer situação específica.

Levando em conta a Portaria UFERSA/GAB nº 208/2020, de 17 de março de 2020, que suspendeu todas as atividades de atendimentos presenciais e designou quais servidores deveriam exercer atividades remotas dentro da Universidade, este plano faculta aos mesmos servidores vulneráveis, bem como aqueles com filhos em creches, o retorno posterior escalonado ou a permanência no trabalho remoto enquanto perdurar o estado de pandemia.

Para visualizar o plano completo: Plano de Biossegurança da UFERSA – 2020